Saiba porque a higienização de superfícies de tecido é essencial para a sua saúde

Além de estarmos no outono, um período do ano propício para a manifestação de doenças respiratórias, muitas pessoas têm ficado cada vez mais em casa. Por isso, a higienização dos ambientes e dos móveis mais usados – como sofás, poltronas e colchões -, deve ser redobrada. Pois o acúmulo de poeira nas fibras dos tecidos causa a proliferação de bactérias, ácaros e vírus, além de contribuir para manifestações alérgicas e respiratórias. 

Pensando nisso, listamos alguns itens da sua casa que merecem atenção na hora da limpeza. Confira: 

Almofadas decorativas, travesseiros e bichos de pelúcia

Ácaros e fungos se proliferam com facilidade nesses itens, o que é um problema para os alérgicos e crianças. É importante que sejam higienizados pelo menos uma vez a cada seis meses. Podem ser lavados à mão ou na máquina de lavar com detergentes ou sabão neutro. Devem ser secos ao sol.

Cortinas

Por estarem mais expostas nas janelas, as cortinas retêm a poeira em suas fibras, evitando muitas vezes que resíduos e microorganismos entrem diretamente dentro da casa. O ideal é que elas sejam lavadas a cada seis meses.

Leia também: Como tirar manchas do sofá?

Tapetes e carpetes

Não é segredo para ninguém que a poeira se acumula facilmente em tapetes e carpetes pela casa. O ideal é que eles sejam aspirados pelo menos a cada dois dias. Tapetes devem ser lavados pelo menos duas vezes ao mês.

Cobertores e edredons

Com as noites mais frias no outono, a tendência é que o sono seja acompanhado de edredons e cobertores mais pesados, que certamente ficaram por bastante tempo no guarda-roupa.

No entanto, mesmo nos armários, os itens também estão sujeitos a serem contaminados por microorganismos, que podem prejudicar a respiração principalmente na hora do descanso. É necessário que sejam lavados antes de serem colocados para uso. Isso evita também que ácaros sejam transportados para a cama.

Sofá

O sofá, na maioria das vezes, é o queridinho de quem está em casa. É nele que a família se junta para maratonar uma série ou até mesmo acompanhar o noticiário. Ele também é um dos móveis com maior potencial para acúmulo de poeira e gordura. Por isso, merece uma atenção especial na higienização, principalmente nos famosos cantinhos que podem esconder muita sujeira e bactérias.

A higienização de sofá é um dos serviços oferecidos pela Porto Faz. Todos os Prestadores da Porto Seguro seguem as medidas recomendadas de prevenção e segurança para executar os serviços na sua casa.

Vale ressaltar também que é muito importante manter portas e janelas abertas. Assim todos os espaços da casa são arejados e recebem a luz do sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *