Cuidados essenciais com o cooktop: tudo o que você precisa saber

Não há como negar, nos últimos tempos o cooktop ganhou os corações de quem deseja uma cozinha mais moderna e sofisticada. Por isso, resolvemos listar para você quais são os cuidados essenciais com o cooktop na cozinha.

Listamos para você quais são os cuidados essenciais com o cooktop na cozinha

Apesar de não contar com um forno acoplado, ele é funcional e muito elegante. Como todo eletrodoméstico, o cooktop também requer atenção. Aqueles com vidro preto ou vidro temperado, por exemplo, pedem uma limpeza mais caprichada.

Atualmente, existem três modelos diferentes de funcionamento de cooktops: a gás, elétrico e por indução. Cada qual possui características e desempenhos diferentes, que devem ser levados em consideração na hora da compra e instalação. 

Mas, antes de tudo, talvez você queira saber como funcionam os cooktops, não é mesmo?

Assim como os fogões tradicionais, o cooktop a gás, produz uma chama que é alimentada por GLP, mais conhecido como gás de cozinha. Além de, também, possuir as opções de acendimento manual e elétrico.

Quem opta pelo cooktop elétrico dispensa o uso de gás, pois ele não produz chama. Todo o aquecimento é gerado por meio de uma resistência, como se fosse a do chuveiro, que consegue transformar a eletricidade em calor. O legal é que este cooktop consegue gerar temperaturas bem precisas e sua superfície é lisa.

No cooktop por indução o calor é gerado através de correntes eletromagnéticas. Algumas pessoas também o consideram um modelo elétrico, apesar da diferença. 

Quando a panela entra em contato com a superfície do cooktop por indução, ele gera um campo magnético e transfere o calor dos queimadores diretamente para o fundo da panela. Hoje ele é considerado o modelo mais moderno do mercado.

Escolher as panelas certas faz parte dos cuidados essenciais com o cooktop na cozinha?

Essa é uma das dúvidas que mais geram confusão na hora de escolher um cooktop para a cozinha. Na verdade, em duas situações você pode continuar utilizando as panelas convencionais que já utilizava em seu fogão tradicional. 

Nos modelos de cooktop com funcionamento a gás, ainda é possível utilizar qualquer panela, seja de de ferro, cerâmica ou vidro. 

Para os modelos elétricos, a panela deve ter fundo reforçado e plano, que possa garantir um cozimento mais uniforme dos alimentos.

No entanto, se o seu novo cooktop for por indução a panela precisa ser compatível com o modelo, pois ele funcionará apenas por correntes eletromagnéticas. 

Um perigo para o cooktop

Você sabia que algumas substâncias encontradas nos alimentos podem manchar o cooktop se permanecerem muito tempo em contato com o vidro, a vitrocerâmica e as demais partes esmaltadas, como  as tampas dos queimadores e grades do eletrodoméstico?

Sim! Por isso, ao derramar vinagre, café, leite, água salgada ou suco de tomate no seu cooktop, faça a limpeza na mesma hora com um pano úmido.

6 cuidados essenciais com o cooktop na cozinha para mantê-lo sempre como novo 

  1. Após utilizar o cooktop, remova imediatamente qualquer alimento que tenha caído durante o preparo da refeição.

  2. Sempre realize as limpezas com um pano úmido e detergente neutro. Finalize com um pano seco e ele estará pronto para outra como novo.

  3. Nunca utilize produtos abrasivos ou esponjas de aço no seu cooktop na cozinha. Este é um dos cuidados essenciais com o cooktop que vale também para outros eletrodomésticos.

  4. Use panelas e frigideiras com fundos planos para evitar que a superfície do cooktop seja arranhada durante o preparo das refeições.

  5. Verifique sempre se o diâmetro das panelas é compatível com o do queimador.

  6. Encontrou sujeira nos acendedores eletrônicos? Antes de realizar a limpeza, certifique-se de que o plugue de seu cooktop esteja desconectado da tomada.

Dica extra que vale ouro

Sabia que no Reppara! você também pode contar com consertos de cooktop a gás? Pois é, caso esteja tendo problemas com o seu, basta acionar uma visita 100% on-line. Quer saber mais sobre os serviços do Reppara!? Então clique aqui. 

Gostou das nossas dicas sobre cuidados essenciais com o cooktop na cozinha? Então não deixe de ler outros textos aqui no Blog Reppara! e compartilhe o que mais te chamou a atenção com os seus amigos.

Visite também as nossas redes sociais: FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER e acompanhe outras dicas incríveis para a sua casa, para você, para seu carro ou para a sua empresa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *