Dicas de sustentabilidade para casa: o que você precisa saber

O que você tem feito para ajudar na preservação do meio ambiente? Já parou para contar quantas sacolinhas de mercado você utilizou apenas este mês? E como você separa o seu lixo? Tem pensado na economia de energia elétrica? Para iniciar a semana do meio ambiente, separamos algumas dicas de sustentabilidade para casa, que vão transformar a maneira com que você lida com o tema no dia a dia. Confira:

Saiba como você pode ajudar o planeta com as dicas de sustentabilidade para casa

Para começar a nossa conversa com as dicas de sustentabilidade para casa

Você é daqueles que não sabe direito como separar o lixo e acabam misturando tudo? Primeiramente, pode ser que você nem perceba, mas pequenas atitudes no dia a dia contribuem para algo muito maior do que se imagina.

De acordo com dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

Nesse sentido, cerca de 10,3 milhões de toneladas foram coletadas (91%), entretanto apenas 145 mil toneladas (1,28%) são efetivamente recicladas. A pesquisa também mostra que no Brasil o desperdício anual de alimentos representa, bem como, uma perda de 12 bilhões de reais.

É muita coisa, não é mesmo? Apesar disso, o crescente debate sobre mudanças climáticas, desmatamento desenfreado e todo o impacto da ação humana no meio ambiente, a preocupação em adotar práticas mais sustentáveis tem ganhado cada vez mais força. Ainda assim é pouco.

O efeito quarentena e as dicas de sustentabilidade para casa

Separe o lixo orgãnico do lixo reciclável em sua casa. Isso é essencial para colocar as dicas de sustentabilidade para casa em prática

Juntamente com o isolamento social, as pessoas passaram a ficar cada vez mais em casa e, cumprindo a quarentena, a geração de lixo domiciliar tende a aumentar ainda mais. Por isso, saber separar o lixo é uma das práticas mais precisas para praticar a sustentabilidade.

Como é que você separa o seu lixo em casa?

Para muitos parece óbvio, mas separar o lixo corretamente não é uma prática unânime. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2018, apenas seis em cada dez brasileiros separam o lixo orgânico do reciclável, enquanto 76% não fazem a separação por tipo de material. Ou seja, separar vidro, plástico, papel, metal e orgânico.

Em outras palavras, a separação correta do lixo auxilia no processo de reciclagem, que diminui a retirada de matéria-prima da natureza, economiza água, reduz a quantidade de resíduos em lixões ou aterros sanitários e também é fonte de renda para catadores.

Que tal começar a praticar a compostagem em casa?

Entre as dicas de sustentabilidade para casa está a de começar a fazer compostagem. E isso é muito fácil, já que restos e cascas de frutas que iriam para o lixo, ficando expostos em aterros sanitários, podem ter um destino muito mais consciente. Além disso, com a compostagem, é possível reduzir a quantidade de sacolinhas usadas para o seu descarte, criar uma horta em casa, consumir produtos que você mesmo cultivou e unir duas ações sustentáveis em uma só.

Fazer compostagem com o resto de cascas de frutas e legumes é uma ótica dica entre as dicas de sustentabilidade para casa

Vamos economizar energia?

Você provavelmente sabe que deixar as luzes acesas em cômodos que não estão sendo usados gera muito desperdício. Por isso, evite deixar as lâmpadas da casa acesas sem necessidade e aproveite mais a luz natural do dia.

Praticamente toda a energia distribuída no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas. Ou seja, quanto mais energia for usada, mais água será preciso para isso. Então, se aplicar dicas de sustentabilidade para casa no seu dia a dia considere apagar as luzes sempre que sair de um ambiente.

Precisa de ajuda com a fiação elétrica da sua casa? Então conte com o Reppara! Todo o atendimento é realizado por profissionais Porto Seguro e garantia de 90 dias. Saiba mais aqui.

Sabia que aplicar as dicas de sustentabilidade para casa pode impactar no caminhar do meio ambiente?

Que tal congelar os alimentos?

Talvez essa seja uma das dicas de sustentabilidade para casa mais inusitadas que você já viu. Sabia que evitar o desperdício de alimentos pode contribuir e muito para a preservação do meio ambiente?
Por isso, sempre que perceber que os alimentos estão começando a ficar “passados”, os guarde no congelador.

Além disso, é possível fazer inúmeras receitas com frutas congeladas, como sorvetes e smoothies. Lembre-se de higienizá-las corretamente e armazená-las em potes reutilizáveis. Aqui você encontra mais dicas para armazenar alimentos no congelador da maneira correta.

Já pensou em o plástico?

O plástico ainda é um dos maiores vilões na preservação do meio ambiente. Estima-se que ele demore mais de 400 anos para se decompor. É por isso que substituir o plástico no dia a dia é tão importante e faz parte das dicas de sustentabilidade para casa.

Entre essa substituição está a troca de sacolinhas plásticas pelas ecobags na hora de fazer compras no supermercado, no uso de garrafas e copos de vidro e reutilizáveis em vez de produtos de material descartável.

Porém, caso não seja possível substituir os utensílios de plástico do dia a dia, tente, pelo menos, reutilizar os objetos o máximo de vezes que puder, até conseguir fazer a troca. Isso irá contribuir, e muito, para a preservação do meio ambiente.

Entre as dicas de sustentabilidade para casa, que tal consertar?

É comum que, ao nos deparamos com uma grande promoção na internet, a vontade de trocar eletrodomésticos e aparelhos em casa fique ainda maior. E muitas vezes essas compras são feitas no impulso.

Mas pensar duas vezes e ter certeza de que você realmente precisa do produto é muito importante. Isso porque pode ser apenas vontade passageira. Parar de comprar coisas sem necessidade continua sendo uma das principais formas de reduzir a produção de lixo, principalmente o eletrônico.

Que tal consertar seus eletrodomésticos? Com o Reppara! você garante o conserto dos seus eletrodomésticos de linha branca e ainda pode contar com serviços hidráulicos, elétricos e de chaveiro. Saiba mais aqui.

Gostou das nossas dicas? Então não se esqueça de compartilhar este texto com seus amigos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *