Saiba como desentupir caixa de gordura da sua pia

Você sabe como desentupir a caixa de gordura? E para que ela serve? Muitas pessoas desconhecem a sua finalidade e existência, mas a caixa de gordura nada mais é do que um pequeno reservatório que retém toda a gordura que cai na pia durante o dia a dia. 

Ou seja, ela filtra toda a água e barra o óleo, protegendo todo o sistema de tratamento de esgoto.

Você sabe como desentupir a caixa de gordura? a caixa de gordura nada mais é do que um pequeno reservatório que retém toda a gordura que cai na pia durante o dia a dia.

Neste post, vamos te ensinar como desentupir a caixa de gordura e reforçar alguns cuidados necessários. Confira e não deixe de compartilhar as informações com seus amigos e familiares. 

Qual é a real função da caixa de gordura?

Durante a construção de uma casa e planejamento de uma cozinha, é muito importante priorizar a caixa de gordura na instalação do encanamento. Isso porque a gordura, quando esfria, acaba virando um bloco sólido e se fixa nos canos, causando o entupimento.

Dessa forma, o espaço para a passagem do esgoto é reduzido, o que, futuramente pode trazer consequências mais graves.

Como saber se a caixa de gordura da pia está entupida?

Manter a pia sempre limpa e tomar os devidos cuidados quando um entupimento acontece pode remediar situações mais graves. 

Leia também: A pia da cozinha entupiu: o que fazer?

Agora, para saber se a caixa de gordura está entupida, basta prestar atenção aos seguintes sinais, como: mau cheiro vindo do ralo, resíduos voltando na tubulação e saindo pela pia e fluxo de água mais demorado para escoar pelo ralo. 

Por que e quando limpar a caixa de gordura? 

A limpeza da caixa de gordura é tecnicamente simples e deve ser feita pelo menos de 6 em 6 meses. 

Para desentupir a caixa de gordura, primeiramente, antes de iniciar o processo, proteja-se usando máscara e luvas. 

O próximo passo é localizá-la. Ela costuma ficar na área externa, mas pode estar sob a pia ou no piso da cozinha. 

Depois, abra a tampa da caixa e retire, com uma pá ou espátula, os dejetos. Lembre-se de descartar a gordura no lixo orgânico. Nunca despeje no vaso sanitário, pois a gordura pode entupir o encanamento. 

Em seguida, lave a cesta com uma esponja de aço, água e sabão para remover os resíduos mais resistentes. Enxágue com água corrente. Vale ressaltar que as caixas de gordura mais atuais vendidas no mercado são feitas de PVC. Por isso, não utilize água quente no processo de limpeza. 

Está lidando com algum entupimento em casa? Qual tal agendar uma visita dos prestadores da Porto Faz? É simples, rápido e você ainda pode parcelar o serviço em até 10 vezes sem juros. Saiba mais aqui. 

Gostou das dicas de como desentupir a caixa de gordura? Então compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *