Quem nunca perdeu as chaves de casa que atire a primeira pedra! Brincadeiras à parte, ficar sem as chaves pode ser frustrante, ainda mais quando o imprevisto acontece em um dia super corrido. Se você quer descobrir maneiras de nunca mais perder a chave de casa, ou como acionar um chaveiro de confiança, como o da Porto Seguro chaveiro residencial, continue lendo este artigo.
Mas antes, que tal entender quais são os principais tipos de chave de porta?
Se você for a um chaveiro hoje querendo trocar a sua fechadura ele irá te apresentar dezenas de modelos de chave. E, com isso, você pode ficar com dúvidas na hora de escolher a melhor para a sua casa. Por isso, separamos algumas informações importantes sobre fechaduras e chaves. Em primeiro lugar, é preciso conhecê-las!
Yale
As chaves Yale são as mais comuns para uso residencial e em cadeados. Muito simples de operar, elas são aquelas onde o segredo é marcado por dentes na borda das lâminas.
Chave tetra
A chave tetra equivale a quatro chaves do tipo Yale e, por isso, é uma das mais seguras que existem. Normalmente, a chave tetra é uma fechadura auxiliar instalada acima da fechadura principal. Devido a sua grande segurança, é recomendável para portas de entrada, portas maiores ou comércios e garagens.
Multiponto
Essa fechadura é considerada uma evolução da tetra. Isso porque suas chaves contam com pequenos pontos nas lâminas ao invés de dentes serrilhados.
Gorges
Provavelmente você já viu uma fechadura ou uma chave Gorges em desenhos animados e filmes. Ela geralmente é utilizada no interior de residências, pois não oferece muita segurança.
E aí, qual delas você utiliza nas portas da sua casa?
Onde guardar as chaves para não perder:
Agora vamos ao que interessa. Você chegou neste texto porque não quer mais perder a chave de casa, não é mesmo? Por isso, vamos te apresentar alternativas e sugestões de onde guardar as suas chaves.
Chegou em casa? Então coloque-as em um lugar visível, pois as chances de uma chave no bolso te confundir na hora de sair novamente podem ser grandes.
Já pensou em colocar um porta chaves em um local visível, perto da porta, por exemplo? Esta é uma das alternativas mais simples e comuns, e pode te ajudar a não perder a chave de casa.
Entre os modelos de porta chaves estão os de parede, os de geladeira e até mesmo os de mesa. Geralmente, os porta chaves de parede são feitos de madeira e trazem um charme todo especial para a decoração da casa. Já os de mesa, podem ser encontrados como caixinhas de mdf ou plástico.
Mas nada te impede de ter um porta chaves personalizado, sabia? Você pode encomendá-lo de algum artesão ou até mesmo fazer um em casa com materiais que você tem, sem precisar gastar nada. Agora, se você prefere um porta chaves moderno, o ideal é buscá-lo em lojas de decoração ou até mesmo de artigos para casa.
Como fazer um porta chaves?
Tudo o que você vai precisar é de ganchos para pendurar as chaves, um pedaço de madeira ou plástico, um prego e tinta. Se você optar pela madeira, é legal lixá-la antes de começar o processo.
No pedaço de madeira, com o prego, faça furos para que possa encaixar os ganchos. Depois disso, decore a madeira como preferir, seja pintando-a inteiramente com tinta ou fazendo desenhos.
Depois que a tinta secar, basta colocar os ganchos e pendurar na parede. Ah, e é claro, pendurar as chaves.
Crie seu próprio chaveiro!
Um chaveiro, que você possa carregar tanto na bolsa quanto no bolso, pode te ajudar a não perder a chave de casa. Você pode encontrar diversos modelos em lojas de presentes, artesanatos e variedades. Mas já pensou em criar seu próprio chaveiro?
O mais legal é que é possível fazer um chaveiro com qualquer tipo de objeto, sabia? Desde que ele seja funcional e te ajude na hora de buscar suas chaves.
Que tal utilizar um brinquedo de plástico para fazer um chaveirinho?
Para isso, tudo o que você vai precisar é um ganchinho e uma correntinha de chaveiro com argola. Faço um furo no brinquedo e encaixe o gancho. Com o auxílio de um alicate, encaixe a corrente com a argola e pronto! É só pendurar nas suas chaves.
Bichinhos de feltro ou pelúcia também podem virar lindos chaveiros
Com um pequeno pedaço de fita de cetim, faça uma mini argola no topo do bichinho e costure. Depois, é só encaixar as correntinhas para chaveiro e fechá-las com a ajuda de um alicate. Feito isso, pendure suas chaves e deixe-as mais seguras.
Já pensou em utilizar um chaveiro mosquetão?
Este tipo de chaveiro é ideal para pendurar as chaves na parte interna da bolsa ou até mesmo na calça. Muitas pessoas gostam de utilizá-lo pelo simples fato de poderem prendê-lo na própria roupa. Vale a pena experimentar.
O que fazer caso perca suas chaves
Perder a chave de casa não é fácil, principalmente se isso acontece em um dia tortuoso e corrido. Quando você se depara com a situação, a melhor alternativa é solicitar a ajuda de um chaveiro 24h. Sabia que com o Reppara! você tem chaveiro 24h a partir de R$ 19,90/mês? Saiba mais aqui. Caso você precise fazer a cópia da chave da sua casa, o Reppara! também pode te ajudar, pois conta com serviço de chaveiro residencial.
Para entender um pouco mais sobre as chaves
Você sabia que os primeiros modelos de chave apareceram no Egito, há cerca de 4 mil anos? Pois é, naquela época as chaves tinham um apoio para as mãos, um eixo e uma ponta dentada, que encaixava nas fechaduras e movia os pistões, destrancando as portas.
Entretanto, elas eram feitas de madeira, o que fazia com que elas fossem frágeis, pois inchavam com a umidade. Sem contar que elas eram muito pesadas e as pessoas as carregavam nas costas.
Só depois de muitos séculos surgiram as primeiras chaves de metal, feitas pelos romanos, que encontraram um formato mais eficiente e funcional para elas. Tal formato se manteve quase inalterado por 17 séculos.
Naquele tempo, a chave gorja era feita de bronze e ferro. Era menor, masi leve e ainda possuía um cabo para ser usada como anel. Já no século IX surgiram modelos que era feitos totalmente de ferro e, com isso, as trancas e fechaduras também foram sendo aprimoradas e tornaram-se mais resistentes.
Já no século XIX, com a segunda Revolução Industrial, novos modelos, mais seguros, foram criados. Contudo, eles eram mais baratos e isso permitiu que todos pudessem ter seu próprio chaveiro e proteger melhor suas casas e comércios.
Mas foi só em 1840 que os norte-americanos Yale, pai e filho, lançaram o modelo de chave mais usado até hoje.
Já pensou em instalar uma fechadura digital na sua casa? Conte com a Porto Seguro Fechadura Digital!
Agora, se para você já não faz mais sentido utilizar chaves ou chaveiros, que tal instalar na sua casa uma fechadura digital? Antes de mais nada, afirmamos para você que pode ser uma ótima alternativa. Ainda mais se você está pensando em se mudar.
Práticas, modernas e seguras, as fechaduras digitais contam com um dispositivo sensor que faz o travamento automático da porta assim que ela é fechada.
Dessa maneira, quando o morador da casa sai e eventualmente esquece de trancar a porta, ela vai acionar essa função de forma automática. Ou seja, ela oferece muito mais tranquilidade e menos preocupação.
Por outro lado, o alarme antifurto é também um aliado contra roubos e invasões. A tecnologia atua da seguinte forma: após cinco tentativas consecutivas de abertura da porta, ou mesmo de violação, um sinal sonoro é disparado pela fechadura digital. Assim, você passa a ter controle sobre quem entra e quem sai.
Leia também: Fechaduras digitais: por que elas estão ganhando cada vez mais espaço?
Quer saber mais? Visite agora mesmo o site da Porto Faz e agende hoje mesmo uma instalação de fechadura digital na sua casa.
Por fim, para encerrar a nossa conversa, queremos saber: você gostou das nossas dicas para não perder a chave de casa? Então não deixe de compartilhar este texto com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!