Como tirar gordura das panelas? Conheça 6 métodos infalíveis

Provavelmente você já teve que lidar com crostas de gordura nas panelas da sua casa, não é mesmo? E elas parecem piorar toda vez que há contato com o fogo. Saiba que você não precisa ficar horas e horas com a palha de aço na mão para se livrar das manchas. Quer saber como tirar gordura das panelas de um jeito simples e fácil? Continue lendo este texto até o fim. 

Como tirar gordura das panelas? Conheça 6 Métodos infalíveis

Por que as panelas ficam manchadas?

Primeiramente, é preciso entender que as manchas de gordura aparecem por conta de todo o óleo que pode correr ou respingar nas panelas durante o preparo das refeições. 

Com o passar do tempo, essa gordura se acumula formando uma crosta e só vai piorando. Em algumas situações,  tirar gordura das panelas parece impossível. 

E por que as panelas ficam pretas? 

Sabia que o próprio fogão pode deixar as panelas manchadas. Você, certamente, já deve ter se deparado com elas cobertas por uma fuligem preta. Isso acontece por alguns motivos que merecem atenção:

  1. O queimador pode não estar aquecendo uniformemente. As bocas do fogão talvez estejam entupidas, seja por excesso de gordura e restos de comida, ou o gás pode estar acabando. 
  2. Se a chama estiver amarela, fique alerta, além de manchar suas panelas, o gás pode não ser puro ou haver muito ar no botijão/encanamento, o que forma monóxido de carbono.
  3. Entretanto, apesar das situações acima, a chama pode estar simplesmente muito alta e o calor é maior do que a panela suporta.

Contudo, vale ressaltar que isso acontece apenas em fogões e cooktops a gás. Se o seu fogão for elétrico, não precisa se preocupar com as panelas cobertas por fuligem. 

Leia também: O que você precisa saber na hora de limpar o fogão

No entanto, se por acaso o seu fogão parou de funcionar, não deixe de acionar um profissional Reppara! que possa te ajudar a resolver o problema. Saiba mais aqui. 

Mas afinal, como tirar gordura das panelas?

Mas afinal, como tirar gordura das panelas?

No mercado é possível encontrar diversos produtos voltados para isso. Porém, muitos deles podem ser altamente corrosivos e causar acidentes.

Na internet, há dezenas de dicas caseiras que podem te ajudar na hora de descobrir como tirar gordura das panelas. Separamos algumas aqui, que podem facilitar a sua vida na hora de lavar a louça. E para a maioria delas, tudo o que você vai precisar é do auxílio do famoso bicarbonato de sódio.

Como tirar mancha em panela inox?

Primeiramente, separe três colheres de bicarbonato de sódio e 100 ml de álcool etílico. Misture os ingredientes até formar uma pasta. Com a ajuda de um pano macio, espalhe com cuidado sobre a superfície da panela de inox. Evite esfregar com movimentos circulares. Deixe agir por 5  minutos e depois enxágue com bastante água, de preferência morna, e seque com pano macio.

Como tirar crosta de gordura da panela de alumínio?

Dessa vez, tirar gordura das panelas de alumínio, você vai precisar espalhar um sabão em barra por toda a superfície manchada.

O ideal é que o sabão esteja no ponto de uma pasta, ou seja, antes de iniciar o processo, deixe-o de molho na água por alguns minutos. Com a panela coberta de sabão, leve-a para o fogo e deixe por pelo menos 5 minutos. 

Em seguida, com o auxílio de um pano, retire a panela do fogão e esfregue as manchas com uma palha de aço úmida, com sabão e água. Você vai perceber que as manchas irão sair com muito mais facilidade. Caso necessite, repita o processo. 

Como limpar manchas em panelas esmaltadas?

Para tirar a gordura das panelas esmaltadas, o ideal é aplicar nela um pouco de detergente neutro e água quente. Com uma esponja macia, esfregar com cuidado até que as manchas saiam.

Caso não aconteça, misture novamente detergente e água quente sobre a superfície e deixe de molho de um dia para o outro.

Para as panelas esmaltadas, também vale aplicar uma solução de bicarbonato de sódio e vinagre branco nas manchas de gordura. Misturando os ingredientes, faça uma pasta e aplique em cima da gordura. Deixe agir por 10 minutos e enxague usando um pano macio e água corrente. Para deixar a panela impecável, eventualmente, pode ser necessário repetir os passos algumas vezes.

Para evitar manchas de gordura em panelas esmaltadas, o recomendado é, depois do uso, mergulhá-las em água morna e detergente neutro por 5 minutos. Depois, esfregá-las suavemente com uma esponja macia. Nunca utilize produtos abrasivos em panelas esmaltadas ou palha de aço. 

Como tirar mancha das panelas de cerâmica?

Para retirar as manchas das panelas de cerâmica, novamente, utilize a solução de vinagre e bicarbonato de sódio. Desta vez, será preciso 1 xícara de água, ½ xícara de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para fazer a solução. 

Com a ajuda de um pano macio, espalhe a mistura e deixe agir por 30 minutos. Logo depois, vá esfregando a panela com o pano até as manchas saírem. Finalize com água quente e detergente. 

Como tirar gordura da panela teflon? 

Para tirar gordura das panelas de teflon, cubra área queimada com a mistura de 100 ml de vinagre branco e uma colher de café de bicarbonato de sódio. Logo após, leve a panela ao fogo baixo por 5 minutos. Por fim, deixe-a esfriar e lave-a normalmente.

Deixei a comida queimar na panela, e agora? 

Em primeiro lugar, retire o excesso de comida e lave normalmente com detergente ou sabão em barra. Em seguida, será preciso cobrir as partes queimadas com 500 ml de água e uma 1 colher de café de sal. Misture e deixe agir por 15 minutos.

Depois que o tempo tiver passado, esfregue a panela com uma escova até sair toda a parte queimada. Caso não funcione, cubra novamente as partes queimadas com sabão em barra e leve ao fogo por mais 5 minutos. Depois disso, é só finalizar com a palha de aço. 

Gostou das nossas dicas? Não deixe de compartilhar o texto com seus amigos nas redes sociais. E lembre-se, caso precise de ajuda com o seu fogão, chame o Reppara! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *