Os principais cuidados com a casa no inverno

Estamos vivendo os dias mais frios do ano. E, com a estação, é normal que surjam algumas dúvidas sobre a limpeza e os cuidados com a casa no inverno. Além disso, com o clima mais seco e a temperatura mais baixa, resfriados, gripes, alergias, sinusites e outras doenças respiratórias tendem a aparecer e incomodar. 

A princípio, para evitar a contaminação nesse período, incluir alguns cuidados simples no dia a dia e na rotina da casa podem fazer a diferença. Para te ajudar, listamos aqui alguns cuidados com a casa no inverno que não podem faltar na sua rotina

cuidados com a casa no o inverno

Checklist dos cuidados com a casa no inverno

Abra todas as janelas e portas

Antes de mais nada, mantenha a casa arejada. Apesar de, no inverno, termos o costume deixar tudo fechado para manter a casa aquecida, o ideal mesmo é mantê-la aberta, para que o ar possa circular. Visto que um ambiente fechado é propício para a proliferação de fungos e ácaros, não manter os cuidados com a casa no inverno pode acarretar muitos problemas de saúde aos moradores, principalmente os respiratórios. Por isso, deixe janelas e portas abertas em boa parte do tempo, para que o ar possa circular por pelo menos 2h durante o dia. 

Faxina é essencial 

Durante o inverno, os cuidados com a limpeza devem ser redobrados, já que ácaros, mofo e outros microrganismos não tiram férias. Em outras palavras, o ideal é incluir uma faxina pesada nos cuidados com a casa no inverno. Ela deve ser feita pelo menos a cada 15 dias. Porém, ao realizá-la, opte sempre pelo uso de panos úmidos ou de microfibras. Troque também a vassoura pelo aspirador de pó.

Lave as roupas de cama antes de usar

Apesar do clima frio, na primeira oportunidade, quando o sol aparecer, lave as roupas de cama que ficaram muito tempo guardadas. Deixe-as secando em ambientes bem arejados, assim você evita alergias e outros problemas. Além disso, é importante trocá-las com frequência. Se puder, lave edredons e cobertores em uma lavanderia especializada. Nunca guarde nada úmido. Procure armazenar as peças em sacos embalados a vácuo, que possam impedir a proliferação de microrganismos. 

Leia também: Meu microondas parou de funcionar: o que devo fazer?

Se atente também à limpeza do aquecedor

Por conta do acúmulo de poeira que muitas vezes acontece dentro de casa, o aquecedor deve ser sempre higienizado, principalmente antes do uso. O ideal é que ele receba a limpeza toda semana ou a cada 15 dias durante a sua rotina de cuidados com a casa no inverno. Para a limpeza, o mais indicado é usar um pano úmido simples, um grande coringa na limpeza do inverno. 

Mas por que é importante manter os cuidados com a casa durante o inverno?

É importante manter esses cuidados com a casa durante a estação porque no período a incidência de raios solares é muito baixa. Consequentemente, quanto menos luz e ventilação, maior será a proliferação de fungos, ácaros e outras bactérias que são extremamente nocivas à saúde. 

Não se esqueça da higienização das superfícies em tecido

É importante que a higienização dos ambientes e dos móveis mais usados – como sofás, poltronas e colchões -, seja incluída nos cuidados com a casa no inverno. Isso porque o acúmulo de poeira nas fibras dos tecidos causa a proliferação de bactérias, ácaros e vírus, além de contribuir para manifestações alérgicas e respiratórias. 

Hoje, entre os serviços oferecidos pela Porto Seguro Faz está a higienização e limpeza de sofá, estofados, cadeiras, carpete entre outros. Saiba mais aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *