O que você precisa saber sobre tipos de sofá para sala

Ele é um dos móveis mais queridos da casa, um dos mais confortáveis e, às vezes, o mais disputado, seja pelos moradores ou até mesmo pelos pets. O sofá é indispensável para quem deseja um cômodo aconchegante e receptivo, por isso, no mercado, existem diversos tipos de sofá para sala, quarto e até mesmo escritórios. 

O que você precisa saber sobre tipos de sofá para sala

Pensando nisso, mais especificamente em dicas de decoração para a sua casa, decidimos criar um pequeno guia com a intenção de te ajudar na hora de escolher entre modelos e tipos de sofá para sala. Confira: 

Senta no sofá, que lá vem história

Engana-se quem pensa que sofá é tudo igual. É claro, apesar dos diferentes modelos e estilos. O sofá não é apenas um móvel confortável perfeito para reunir os amigos e a família, mas também é um artigo memorável. E ele possui muita história para contar. 

Se voltarmos no tempo, vamos descobrir que ele era um item de luxo e muito requisitado nos séculos passados em diversos continentes. 

Originalmente, o sofá tinha como função servir de trono para governantes árabes e, posteriormente, passou a ser usado por nobres das civilizações do Oriente Médio. Inclusive, o nome sofá é derivado da palavra árabe suffah. Aposto que isso você não sabia, não é mesmo?

Para entender mais

Avançando a linha temporal, vamos encontrar o sofá na sociedade romana, onde ele era conhecido como triclinum. Nessa época, foi considerado um item para pessoas de poder. Era colocado ao redor de uma mesa baixa, onde os homens deitavam sobre ele, de lado, para saborear suas refeições.

Mas apesar de pertencer à ala nobre da história, os primeiros sofás eram simples. Eram montados sobre um quadro de madeira e estofados em couro de animais.

Foi só em meados do século XVI, durante o período da Renascença na França, que o modelo mais semelhante aos que conhecemos hoje, com assento estofado em tecido e apoio para as costas e braços, foi produzido.

Mais do que nos anos anteriores, na época era um móvel elitista e era usado principalmente nos salões das cortes e nas salas de visita de palácios e casas imperiais.

Curiosidade sobre os tipos de sofá para sala

Os tipos de sofá para sala que chegaram para ficar

Avançando ainda mais na história, foi apenas na época da industrialização, com a chegada da televisão nas casas mundo afora, que o sofá passou a ser um móvel mais popular e considerado essencial para a sala.

É indiscutível toda a modernização que as peças foram ganhando, até os dias de hoje, como: tecnologias, novos materiais, designs, cores e tamanhos.

Para entender mais sobre os tipos de sofá para sala

Hoje é possível escolher tipos de sofá para a sala com assentos de molas, almofadas com fibras siliconadas, encostos reclináveis retráteis, que potencializam a experiência de conforto e a versatilidade.

Mas afinal, no que é preciso pensar antes de escolher um sofá?

Se você ficou em dúvidas sobre os tipos de sofá para a sala que existem no mercado hoje, além dos preços, é preciso levar em consideração alguns fatores, como: tamanhos de sofá, cores, como combinar poltrona com sofá e até mesmo como combinar o sofá com o restante da sala. 

Não precisa ficar com dúvidas, nossa intenção é te ajudar nessa. Primeiramente, antes de escolher um sofá para a sua sala, você deve medir o espaço onde deseja colocá-lo. A sala é pequena? Qual é o melhor local para acomodar o sofá? Depois de comprar o sofá para a sua sala, você vai instalar a sua TV na parede para garantir mais espaço? Tudo isso precisa ser pensado. 

Com as medidas anotadas, é hora de pensar no restante da sua decoração. Qual é a cor predominante do ambiente? Você gosta de cores mais neutras ou prefere as mais chamativas e coloridas? Você quer que seu sofá se destaque em meio à decoração ou prefere que ele apenas faça parte dela harmonicamente? 

Como escolher tipos de sofá para sala

Moro em um apartamento pequeno. Como escolher o sofá ideal?

Não é difícil encontrar o modelo ideal. Mas o tamanho do sofá para apartamento pequeno pode variar. Em alguns casos, é preferível aqueles com apenas dois lugares e que ainda sim apresentam conforto e qualidade. 

No entanto, não é possível afirmar qual o tamanho ideal de sofá para sala pequena. Vai depender, realmente, do ambiente e da preferência de quem está escolhendo o modelo. Não se limite às regras, só se atente ao espaço que você tem disponível para acomodá-lo. 

Cores, quanto mais melhor?

Há quem goste de cores fortes e alegres para a decoração dos ambientes, incluindo os móveis, tapetes e cortinas. Isso vai muito da personalidade do morador. Porém, cores mais clássicas e neutras ainda são as mais procuradas quando o assunto é tipos de sofá para sala. 

Para ambientes mais clássicos, o ideal é apostar nos tons pastéis e variações de marrom, cinza e até mesmo verdes. Sofás pretos também fazem sucesso e combinam com tudo. Mas ao falar de cor de sofá, precisamos também abordar os tipos de tecido de sofá. 

Todos os tipos de sofá para sala

Os diferentes tipos de tecido para sofá

Esse talvez seja um dos assuntos mais pesquisados na internet quando se trata de escolher um novo sofá, depois dos modelos de estofado, é claro. Mas por que é tão importante saber sobre os tipos de tecido para sofá? Nós explicamos: a facilidade de limpeza. 

Muitos tecidos de sofá podem ser mais complexos e acumular mais sujeira, manchas e gordura com o passar do tempo. É possível que você já tenha notado, inclusive, que os sofás de linho, principalmente os mais claros, sujam com mais facilidade. É preciso levar isso em consideração na hora de escolher os tipos de sofá para sala. 

Ok, mas qual é o tecido ideal para o sofá? 

No mercado existe uma infinidade de tecidos para sofá. Aposto que você já se deparou com um catálogo recheado com pequenos retalhos, que apresentam texturas e cores.

Mas se você quer uma dica sobre o tecido ideal para tipos de sofá para sala, opte sempre por aqueles com tramas mais fechadas e que são impermeáveis. Couro, vinil, suede, sarja e brim são alguns bons exemplos.

Se você prefere tecidos mais leves, ainda tem a opção de impermeabilizá-los à parte. Assim você garante a durabilidade e também a limpeza, que passa até ser mais fácil. 

cores e tipos de sofá para sala

Na hora de escolher, quais os melhores modelos?

Para responder a essa pergunta é importante sempre ressaltar que, além do espaço disponível para a acomodação do móvel, tudo depende do gosto e da preferência de quem vai comprar o sofá. 

Sofás de dois lugares são ótimos para quem não possui muito espaço ou até para acomodá-lo em quartos e recepções, por exemplo.

Já os sofás maiores, com três lugares, por exemplo, são ótimos para quem possui uma família grande ou gosta de recepcionar os amigos em casa. O que vale mesmo, na hora da escolha é se atentar à qualidade do móvel. 

Agora, se você quer saber como escolher sofá retrátil, nossa dica é levar em consideração o tamanho da sala, pois por possuir um sistema que pode se deslocar, o sofá vai precisar de espaço. Ele é perfeito para quem busca conforto e outras opções de posição para relaxar. 

Como fazer o sofá durar mais?

Se você der uma pesquisada aqui no Blog, vai encontrar um texto que fez muito sucesso com dicas para conservar o sofá limpo por mais tempo. Mas respondendo a pergunta de como fazer o sofá durar mais, só temos uma coisa a dizer: basta mantê-lo sempre limpo e higienizado. 

Com o passar do tempo, poeira e gordura danificam as fibras do tecido do sofá, fazendo com que ele acabe ficando mais frágil e suscetível a fissuras e danificações. Não tem como falar de conservação de tecidos sem mencionar a higienização. 

Inclusive, fazer a limpeza regular do seu estofado é importante até mesmo para a saúde, já que microrganismos se alojam nos tecidos e podem causar alergias e doenças. 

Como limpar o meu sofá? 

Para fazer a limpeza de sofá, existem duas maneiras: contratar uma empresa especializada na higienização de sofás, como a Porto Faz, que possui pagamento facilitado e a qualidade Porto Seguro, ou métodos caseiros, que podem amenizar a sujeira.

Para isso, antes de mais nada, aplique sobre as manchas uma mistura feita com 1 litro de água, ¼ de álcool, 1 colher de bicarbonato e 1 xícara de vinagre. Deixe agir por 10 minutos e depois esfregue com um pano seco. Assim que o excesso for retirado, logo depois, finalize com o aspirador de pó para retirar os resíduos que possam ter ficado. 

Gostou das nossas dicas sobre tipos de sofá para sala? Então não deixe de compartilhá-la nas redes sociais, assim como mostar aos seus amigos. Além disso, também deixe um comentário aqui no Blog. Por fim, gostaríamos de agradecer a sua visita!

Até a próxima 🙂  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *