Como escolher móveis planejados? Tudo o que você precisa saber

Quem é que não sonha com uma casa ou apartamento todo organizado e com os móveis planejados? Você sabia que eles podem facilitar a organização de ambientes e são ideias para quem possui pouco espaço disponível no ambiente. Hoje, no Blog Reppara!, vamos te explicar como escolher móveis planejados sem nenhuma dor de cabeça. Boa leitura! 

conheça dicas de como escolher móveis planejados

O que são móveis planejados e qual a diferença deles para outros?

Em primeiro lugar, para começar nossa explicação, precisamos te falar sobre a diferença entre móveis planejados e os convencionais, aqueles que geralmente já são encontrados prontos em lojas específicas. 

Móveis planejados são aqueles pensados e projetados sob medida, ou seja, ideais para espaços específicos de determinado ambiente. Eles atendem às necessidades do lugar, então logo podem ter tamanhos e designs que se encaixem ao local. 

Com eles acaba aquela história de um móvel ficar muito grande para um determinado ambiente ou até mesmo pequeno. 

Móveis planejados geralmente são os queridinhos de designers de interiores e arquitetos, que podem idealizar e projetar a casa ou escritório pensando na predisposição de cada cômodo.  

Com eles, espaços que até então ficariam vazios podem ganhar uma melhor funcionalidade. Por isso, é tão importante saber como escolher móveis planejados na hora de projetar ou decorar a sua casa ou escritório.

Outra grande vantagem dos móveis planejados é o poder de personalização. Pois o morador ganha a liberdade de escolher como cada peça será, seja o tamanho, a altura, cor e até mesmo os detalhes.

como escolher móveis planejados

Móveis planejados são a mesma coisa que móveis modulados? 

Não são! E a gente te explica o motivo: os móveis modulados não são móveis planejados e nem móveis sob medida, mas sim móveis desenvolvidos seguindo um padrão de tamanhos e design. 

No entanto, móveis planejados podem ser móveis modulados, porém projetados com adaptações para que os módulos fiquem sob medida para que seja melhor aproveitado o espaço do local. 

Leia também: Descubra como organizar apartamentos pequenos de uma vez por todas

Qual é a diferença entre móveis sob medida e móveis planejados? 

Móveis sob medida são pensados e produzidos exatamente de acordo com as dimensões do seu espaço escolhido. Geralmente eles são feitos para preencher espaços, pois são produzidos milimetricamente para o ambiente. 

Já os móveis planejados são feitos em módulos, com medidas padronizadas e que se encaixam, sendo finalizados com acabamentos específicos para preencher espaços que sobram.

Qual é a diferença entre móveis planejados e projetados?

Quem tem dúvidas em como escolher móveis planejados, provavelmente já se perguntou qual é a diferença entre móveis planejados e projetados, não é mesmo? Pois bem, móveis planejados são mais comuns, pois possuem produção em escala. 

No entanto, os móveis projetados são, tecnicamente, peças exclusivas e feitas de acordo com o design do arquiteto. Assim como também não possuem modulação e, neles, diversos padrões e acabamentos podem ser combinados. 

saiba como escolher móveis planejados

Mas afinal, por que fazer móveis planejados?

Móveis planejados são ideais para quem não abre mão de ter tudo no lugar, mesmo com pouco espaço. Eles permitem que o morador da casa aproveite cada cantinho e adicione personalidade ao ambiente. Por serem pensados nos mínimos detalhes, os móveis planejados economizam espaço e auxiliam no planejamento da composição.

Quais são os benefícios dos móveis planejados?

Se você está pensando em como escolher móveis planejados deve considerar as suas vantagens. Entre elas estão:

  • Ambiente organizado 
  • Design sofisticado e elegante
  • Custo benefício
  • Durabilidade 
  • Padronização 
  • Personalização de acordo com o gosto do morador 

Além disso, móveis planejados para pequenos espaços, como apartamentos e salas comerciais, podem fazer uma grande diferença na hora da acomodação no ambiente. 

Em quais cômodos investir em móveis planejados?

Qualquer espaço da casa pode receber um móvel planejado, sabia? Inclusive espaços como banheiro e área de serviço. É comum encontrarmos mais modelos pensados para quartos e cozinha, mas nada descarta a possibilidade de inserção em outros ambientes. 

Como escolher móveis planejados para cozinha?

Você não sabe como escolher móveis planejados para a cozinha? Não se preocupe, pois não é nenhum bicho de sete cabeças. Primeiramente, assim como se fosse escolher algum móvel em uma loja convencional, você precisa definir o que quer. Depois é preciso pensar no espaço que a sua cozinha dispõe. 

Pense nos itens que serão guardados nos armários, quantos irá precisar para melhor adaptar a sua cozinha? Precisará de um balcão, uma mesa embutida pode resolver algum problema de espaço? Tudo isso pode te ajudar se você ainda não sabe como escolher móveis planejados. 

Os profissionais do lugar ou marcenaria onde você optar por fazer um orçamento certamente irão te ajudar nesta etapa. Assim como também irão te apresentar materiais, cores e opções de possíveis modelos.  

Como escolher móveis planejados para sala?

Se por acaso você pretende colocar móveis planejados na sua sala, precisa levar em consideração algumas coisas, como espaço e outros possíveis móveis já presentes na sala, como o sofá. 

Será uma estante ou você pretende instalar apenas um painel de madeira? Irá precisar fixar objetos depois, onde eles ficarão? Para este caso, a melhor dica  é consultar um profissional que possa te orientar sobre a distribuição dos móveis no ambiente. Muitas vezes, apenas uma prateleira mal instalada pode trazer alguma dor de cabeça. Mas assim como na cozinha, isso não precisa ser complicado.

Antes de procurar ajuda para o projeto, tenha em mão todas as medidas do espaço e também, se possível, uma foto da sala como ela é atualmente. 

Como escolher móveis planejados para quarto? 

Para os quartos vale a mesma regra: planejar e medir o espaço. O que você pretende colocar no cômodo? Será um guarda-roupa ou uma penteadeira? Já existe uma cama no local? Se sim, qual é o espaço que ela ocupa? Uma boa dica é buscar por referências na internet antes de iniciar um projeto com o marceneiro ou designer de interiores. 

Como escolher móveis planejados para o banheiro?

Para o banheiro, geralmente costuma-se pensar em móveis como gabinetes e pequenos armários. Se este for o caso, assim para os outros cômodos, pense no espaço, cores e design desejado. O legal de colocar móveis planejados no banheiro é que eles podem trazer muito mais funcionalidade, principalmente se o espaço for pequeno ou apenas um lavabo. 

Como escolher móveis planejados para apartamento pequeno?

Os móveis planejados são ideias para apartamentos pequenos e podem ser a solução na hora de mobiliar os espaços. Para isso, se puder, antes de se mudar, consulte um designer de interiores ou marceneiro para que, juntos, possam construir um projeto que se adapte a sua rotina, desejos e integrantes da família. 

E, caso precise de ajuda com consertos hidráulicos, elétricos, eletrodomésticos, desentupimentos e serviços de chaveiro, não pense duas vezes e chame o Reppara! Estamos prontos para te ajudar na hora de qualquer imprevisto e você pode solicitar o serviço diretamente do seu celular. 

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais. Aproveite e siga nossos perfis no Facebook, Instagram e Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *